Programa Carbono Zero

UM PASSO A MAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

Para conciliar a realização da Semana do Fazendeiro com a preocupação relacionada às mudanças climáticas, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) criou o Programa Carbono Zero. Em uma iniciativa pioneira da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal (DEF), o Programa completará sua nona edição em 2018.

Os principais objetivos do Programa são quantificar, neutralizar e propor medidas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) oriundas da Semana do Fazendeiro e demais eventos da UFV. Além disso, também é foco do Programa trocar informações com os participantes sobre o balanço de carbono em propriedades rurais e urbanas, bem como outros temas relacionados às mudanças climáticas.
A mensuração das principais fontes de emissão de GEE é feita antes, durante e após a realização da Semana do Fazendeiro. O inventário de emissões é elaborado a partir da quantificação das contribuições de cada fonte e permite balizar estratégias de neutralização e redução das emissões de maneira mais focada e precisa. A neutralização das emissões do evento é realizada por meio do plantio de mudas de árvores nativas. O plantio localiza-se no “Bosque Carbono Zero”, que já foi inclusive uma área de pastagem degradada localizada no Espaço Aberto de Eventos da UFV. Desde o início do Programa, foram plantadas aproximadamente 4.000 mudas, que são constantemente monitoradas a fim de verificar a evolução da estocagem de carbono. As mudas são doadas por meio de parcerias com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Sociedade de Investigações Florestais (SIF).
O estande técnico-institucional será estruturado na 89ª Semana do Fazendeiro, bem como aconteceu nos demais anos em que o Programa Carbono Zero esteve presente no evento. Neste local ocorrerá o atendimento aos visitantes que têm interesse em conhecer e trocar informações sobre as mudanças climáticas, bem como suas possíveis causas e consequências. No estande, os produtores rurais têm a possibilidade de estimar o balanço de carbono de suas propriedades por meio de uma ferramenta de cálculo desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Economia Ambiental e Manejo Florestal (GEEA) do DEF. No último ano nossa ferramenta passou por atualizações substanciais, trazendo diversas novidades aos participantes. O agora denominado Software CZ 1.0 é composto por 3 sistemas de cálculo e um deles possibilita ao produtor rural conhecer as principais fontes de emissão e remoção de GEE de sua propriedade, além de verificar se o balanço anual de suas emissões é positivo ou negativo. Para os visitantes que não possuem propriedade rural é facultada a possibilidade de realizar o cálculo do balanço de carbono por meio do sistema individual e saber o número necessário de árvores a serem plantadas com o objetivo de ser neutro em carbono. Após a finalização do procedimento de cálculo, os participantes recebem um certificado de participação do Programa Carbono Zero e uma muda de alguma espécie arbórea nativa do Brasil, como forma de incentivá-lo a compensar suas emissões e contribuir para atenuação das mudanças climáticas localmente.
Em 2018, o Programa Carbono Zero, pelo segundo ano consecutivo, também terá uma atividade específica para as crianças. Os monitores promoverão brincadeiras, de forma que as crianças possam compreender o fenômeno das mudanças climáticas e também como elas podem contribuir para a minimização desse problema. Iniciativas de neutralização de carbono e sensibilização do público em geral, como o Programa Carbono Zero, são importantes para amenizar o problema das mudanças climáticas e contribuir para a socialização das questões ambientais.

Visite nosso estande! Venha saber mais sobre nosso Programa, conheça sua pegada de carbono ou de sua propriedade rural e traga suas crianças!

Para mais informações:

Departamento de Engenharia Florestal – Edifício Reinaldo de Jesus Araújo
Avenida Peter Henry Rolfs, s/n – Campus Universitário
CEP 36570-900

Viçosa  – Minas Gerais, Brasil
Telefone: +55 (31) 3899-2470
E-mail: carbonozero@ufv.br
Site:
www.carbonozero.ufv.br
Facebook: www.facebook.com/carbonozeroufv

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress