Leilões, Exposições e Torneio Leiteiro

IV Torneio leiteiro:


PERÍODO: 15 a 18 de julho 2019

Realizado pela UFV em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Viçosa (SEADRU/PMV), Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), Programa Família do Leite (Departamento de Zootecnia – DZO/UFV), Fundação Facev e conta com o apoio do Laticínios Porto Alegre. O Torneio Leiteiro de Viçosa e região tem tido participação anual de 20 a 30 animais selecionados previamente entre os produtores de leite, através da assistência da EMATER-MG, Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Viçosa (SEADRU/PMV), IMA e PDPL. Dentre as categorias incluem as vacas primíparas e multíparas, de agricultores familiares e demais agricultores. Os três primeiros anos do evento foram um sucesso, recebendo visitas dos frequentadores da Semana do Fazendeiro e dos produtores rurais, sendo os animais avaliados durante três dias com duas ordenhas por dia.

O evento é destinado a produtores de leite e funciona como uma vitrine de excelência na produção leiteira, visando a máxima eficiência técnica e produtiva, sendo as premiações destinadas aos produtores melhor classificados dentro de cada categoria e para quem acertar qual será a vaca de maior produção e sua respectiva produção de leite durante os três dias do torneio, dentre os palpites registrados durante o evento e abertos para participação do público em geral.

Resumindo, mais do que alcançar grandes produções, espera-se com o torneio leiteiro que o produtor rural possua consciência da importância de proporcionar boas condições a seus animais e que seja possível transferi-las para a rotina de sua propriedade, absorvendo o entendimento necessário para manejar vacas de produção expressiva, com boa longevidade e que lhe proporcionem um retorno econômico satisfatório.

O Torneio Leiteiro tem regulamento próprio e tem como objetivos:

* Estimular o melhoramento genético do rebanho e a seleção dos animais;
* Estimular a melhora do manejo zootécnico e sanitário do rebanho;
* Estimular o uso racional dos recursos naturais;
* Estimular o desenvolvimento das famílias dentro dos princípios da sustentabilidade;
* Promover o rebanho leiteiro do município de Viçosa-MG e região;
* Proporcionar a troca de experiência entre os produtores;
* Fomentar o espírito competitivo e harmônico entre os criadores.

– As inscrições dos animais ocorrerão entre 15 de abril e 21 de junho de 2019, sendo realizadas diretamente com a Comissão Organizadora do Torneio Leiteiro.
– A esgota ocorrerá no dia 15 de julho de 2019, a partir das 18h.
– As ordenhas e a pesagem do leite serão realizadas diariamente do dia 16 a 18 de julho de 2019, em dois horários: manhã, a partir das 6h, e tarde, a partir das 18h.
– O resultado final e premiação será no dia 18 de julho de 2019, a partir das 18h.

Informações: (31) 3891-2331 (EMATER – Marcelino) ou (31) 98752-9935 (PMV – Guilherme).

REGULAMENTO DO TORNEIO

 

Leilão de Gado Leiteiro e Equídeos

Serão realizados dois leilões durante a 90ª Semana do Fazendeiro

Leilão de Equídeos – Local: – setor de Equideocultura da UFV – data: 16 de julho – Horário: 19h
Leilão de Bovinos de Leite – Local: – Estábulo Novo da UFV – data: 17 de julho – Horário: 19h

Transporte – A organização fornecerá transporte saindo do local da Distribuição de Cursos (ao lado do Refeitório) às 18h30
Pagamento – O pagamento será feito mediante apresentação de cheque caução, que será substituído por uma GRU (Guia de Recolhimento da União) que deverá ser quitada dentro de 5 (cinco) dias.
Animais – A relação dos animais será disponibilizada a partir do início de julho neste site. Haverá também folder que será distribuído na Secretaria do evento, no Centro de Vivência.

Leilão de Bovinos – Baixe aqui a lista

Leilão de Equídeos – Baixe aqui a lista

Mais informações – mais informações com Bernardo Martins, nos telefones 31 3899-2857 ou 31 99646-7887.

 

Exposição de Carros Antigos na Semana do Fazendeiro

PERÍODO: dias 13 e 14 de julho

Os visitantes também vão poder conferir durante a Semana do Fazendeiro, a 7ª Exposição Sobre Antigomobilismo de Viçosa, realizada no antigo “Gramado do Itaú”. Estarão expostos vários modelos de carros, motos, bicicletas, caminhões e ônibus fabricados entre as décadas de 20 a 80, proporcionando aos visitantes e expositores, saudáveis momentos de nostalgia, contemplação em um belo evento que se consolida a cada ano como um dos mais importantes da região, fazendo parte atualmente do calendário oficial de eventos da Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA.

Mais informações no site da AAVI – Associação de Antigomobilismo de Viçosa – www.aavi.com.br

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress